
Os distúrbios de ansiedade são provocados por desordens do sistema nervoso simpático, que libera, na circulação, quantidades inadequadamente altas dos hormônios envolvidos na reação de estresse.
O tratamento é dividido em etapas que são conquistas gradativas, sem que haja um tempo certo para alcança-las, entendemos que cada um tem o seu tempo e o seu jeito único de alcançar a vitória.
A maior parte das pessoas com ansiedade começa a se sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada. O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.

Quem já teve um episódio na vida, apresenta cerca de 50% de possibilidades de manifestar outro. Quem nunca teve demora a entender que precisa de tratamento.
Depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento. Cerca de 18% das pessoas vão apresentar depressão em algum período da vida. Quando o quadro se instala, se não for tratado convenientemente, costuma levar vários meses para desaparecer.
Tristeza é algo passageiro que fica por alguns dias, já a depressão costuma afetar a pessoa por mais de 15 dias e geralmente são acompanhadas com desanimo e falta de interesse por qualquer atividade.
O tratamento consiste em identificar a raiz do problema e encontrar caminhos para reverter o processo.

A esquizofrenia é um transtorno mental, ao contrário do que muitas pessoas pensam não é um distúrbio de múltiplas personalidades, por ser complexo dificulta na distinção entre as experiências reais e imaginárias, interfere no pensamento lógico, nas respostas emocionais normais e comportamento esperado em situações sociais.
Sua freqüência na população em geral é da ordem de 1 para cada 100 pessoas, havendo cerca de 40 casos novos para cada 100.000 habitantes por ano. Ela atinge em igual proporção homens e mulheres, em geral inicia-se mais cedo no homem, por volta dos 20-25 anos de idade, e na mulher, por volta dos 25-30 anos.
O tratamento da esquizofrenia visa ao controle dos sintomas e a reintegração do paciente. O tratamento da esquizofrenia requer duas abordagens: medicamentosa e psicossocial.

Demência é uma condição em que ocorre perda da função cerebral. É um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa, levando a problemas cognitivos, de memória, raciocínio e afetando, também, a linguagem, o comportamento e alterando a própria personalidade.
Vários fatores podem desencadear a demência. O mais conhecido – e temido – é o Alzheimer, que responde por mais de 50% dos casos.
Qualquer que seja a causa da demência, o diagnóstico precoce faz a diferença. Daí a importância de estar atento a sinais que, absolutamente, não são comuns à idade, e buscar ajuda médica, em geral um geriatra, neurologista ou psiquiatra. Quanto mais cedo identificado o problema, maiores as chances de sucesso no tratamento.